Arquivo Público Municipal - Bootstrap

Acervo Permanente e Histórico

O Acervo Permanente, do Fundo documental da Prefeitura, tem seus primeiros documentos datados desde o primeiro ano da administração pública municipal de São Caetano do Sul, em 1949, são mais de 3 mil caixas de arquivo, com mais de 23 mil itens documentais, em sua grande maioria processos administrativos, perfazendo mais de 427 metros lineares de documentos. Nesse conjunto podemos encontrar leis, decretos, projetos de lei, alvarás de construção de edifícios, documentos de obras públicas, documentos orçamentários, de pessoal e toda a produção documental do poder executivo municipal sul-são-caetanense.
Chamamos de ‘Fundo’ o conjunto de documentos produzidos e/ou acumulados por uma organização, seja ela pública ou privada, de alguma pessoa ou família, no exercício de suas funções e atividades, guardando entre si relações orgânicas, não devendo ser misturados ou mesclados com outros documentos que não sejam dessa proveniência, princípio esse norteador das atividades arquivísticas. Esse fundo pode ser aberto, quando a entidade ainda produz documentos, ou pode ser fechado, quando a organização já encerrou suas atividades. Atualmente contamos com o Fundo Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul, que está aberto e o Fundo Fundação Anne Sullivan (FUMAS), já fechado, mas ainda em fase de identificação e recolhimento ao Arquivo Público Municipal.

Instrumentos de pesquisa

Os instrumentos de pesquisa documental são ferramentas para que o pesquisador tenha um panorama do conteúdo dos fundos documentais custodiados no Arquivo Público Municipal, possibilitando a identificação, o rastreamento, a localização e a utilização de dados, eles são obras de referência.

Acesse o nosso primeiro Guia de Fundo do Acervo Permanente .

Voltar