Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

SEDEF - Sec. Mun. dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou com Mobilidade Reduzida

SEDEF - Sec. Mun. dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou com Mobilidade Reduzida

  • Secretário(a):Andrea Alencar de Oliveira
  • Telefone:(11) 4233-7550
  • Horário:08:00 às 18:00
  • Atendimento ao público: Sim

SEDEF - Sec. Mun. dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou com Mobilidade Reduzida

Em tempo de afirmação e garantia dos direitos humanos fundamentais, a pessoa com deficiência de São Caetano do Sul encontra na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou com Mobilidade Reduzida (SEDEF) um espaço sensível às suas necessidades, comprometido em facilitar o empoderamento dessa população, articulando-se com os vários órgãos e entidades da sociedade.

A SEDEF fomenta, promove e estimula ações que contribuem para a implantação e consolidação de políticas públicas que visam a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e suas famílias, atuando da seguinte forma:

Acolhimento - Realizado por toda equipe da Secretaria, consiste na escuta atenta das necessidades dos moradores de São Caetano do Sul de forma ativa, orientando e estimulando a reflexão junto a pessoa com deficiência e seus familiares, visando a compreensão do melhor e mais adequado encaminhamento da demanda.

Serviço Social – É o atendimento realizado pelo profissional capacitado e habilitado para aprofundar as questões apresentadas durante o “acolhimento”, tratando das questões mais delicadas ou complexas que podem comprometer o empoderamento da pessoa com deficiência e ou sua família. O “Assistente Social” atua para além da SEDEF, vai até o munícipe sempre que necessário, bem como a qualquer espaço na busca de resoluções. Ele faz mediações, encaminhamentos, parcerias com a Assistência dos demais departamentos da Prefeitura e outros, orienta e articula iniciativas a fim de garantir direitos sociais.

Acesso à Tecnologia Assistiva - O programa de fornecimento de Tecnologia Assistiva da Prefeitura de São Caetano do Sul, oferece [...] produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social (BRASIL, 2015).

São exemplos destas tecnologias, lupas; andadores; bengalas; cadeiras de rodas e de banho; talheres adaptados; engrossadores; plano inclinado; intérprete de Libras; ensino do Braille; softwares de comunicação; próteses e órteses; dentre muitos outros que contribuem para remoção das barreiras que impedem a participação das pessoas nas atividades que deseja.

O uso e a apropriação desses recursos pelas pessoas com deficiência são compreendidos como um direito e garantidos pela Lei Municipal nº 5.745/2019, que regulamenta o Programa Municipal de Fornecimento de Tecnologia Assistiva, sob responsabilidade da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou com Mobilidade Reduzida - SEDEF

Atendimento Socioassistencial

Atendimento dos munícipes com Deficiência e/ou TEA (Transtorno do Espectro Autista), com idade superior a 30 anos em Organizações da Sociedade Civil no âmbito do município, visando manter e desenvolver habilidades e competências pessoais que lhes permitam ampliar sua autonomia para a atividade e participação comunitária e social. As inscrições se mantém abertas todo ano a depender da disponibilidade de vagas. 

Acessibilidade em Libras – A SEDEF conta com serviço de intérprete de Libras in loco, ou seja, o profissional intérprete de Libras se desloca até o local de atendimento, desta forma, mantemos a privacidade do munícipe surdo e o atendimento é mais efetivo e eficaz. 

Programa Empregabilidade - A SEDEF conta com um Programa de Empregabilidade, cujo objetivo é a inserção da Pessoa com Deficiência no mercado de trabalho.

Para conhecer as diretrizes do Plano Municipal São Caetano + Acessível e Inclusiva: clique aqui

Clique aqui e saiba como tirar a CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista).

 



Endereço: Rua Major Carlos Del Prete, 651 -

Bairro: CENTRO

CEP: 09530-000

Dias da Semana: Segunda a sexta-feira

E-mail: sedef@saocaetanodosul.sp.gov.br

Portal da Transparência

Nosso município tem compromissos social e de governança seguindo a transparência com o munípice.


Saiba Mais!

USCS

A Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS pretende promover uma ação de construção, reelaboração e transmissão de conhecimentos, configurando a educação.


Saiba Mais!

Fundação das Artes

A Fundação prima pela formação do artista através dos cursos de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, além da Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul, da Big Band, nos grupos de percussão, nos corais adulto e infanto-juvenil e nas Companhias de Repertório Teatral e de Dança.


Saiba Mais!